Olá, metamorphyos! O Bicho da Seda é um romance policial e é a continuação das aventuras do detetive particular Cormoran Strike. Vocês conhecem? Eu vim contar para vocês o que achei da leitura! Vem comigo!
O Bicho da Seda (Silkworm) - Robert Galbraith
#2 Cormoran Strike | 464 páginas
2014 | Rocco | Skoob
Seguindo com a história do nosso detetive Cormoran Strike e sua assistente Robin, O Bicho da Seda é o segundo volume da série investigativa escrita por Robert Galbraith. Eu já resenhei o primeiro livro, O Chamado do Cuco, que vocês podem ver aí no link. Apesar de ser um novo caso, independente do volume anterior, há uma progressão na história pessoal de Strike e Robin, e alguns outros personagens paralelos que já apareceram anteriormente, então recomendo a leitura prévia de O Chamado do Cuco. Apesar disso, podem ler essa resenha sem medo de spoilers!
"Você não pode planejar um assassinato como escreve um livro. Sempre
existem pontas soltas na vida real."
Como eu já disse na resenha anterior, Robert Galbraith é o pseudônimo da dona de tudo J. K. Rowling, criado especialmente para lançar essa série de romances investigativos, uma vez que seu nome já é, obviamente, associado ao universo Harry Potter.
SPOILER ALERT Após resolver o caso Lula Landry e ser aclamado pela mídia, conseguir novos clientes e salvar da falência iminente seu negócio, FIM DO SPOILER Strike consegue um novo caso: o escritor Owen Quine está desaparecido. Quine é deplorável e deprimente, aquele cara bem estrelinha que acha que o mundo tem que se jogar aos pés dele, mas a verdade é que ele é um autor bem fraco e com fãs bem esquisitos, com menos da metade do sucesso que seu ego suspeita.
Várias suspeitas rondam o caso, que pode ser apenas um ataque de artista de Quine, ou talvez uma amante, quem sabe? Procurado pela esposa do escritor, Strike não deixaria passar um caso, a princípio, simples, e começa a investigar os últimos passos de Quine, entrando cada vez mais no cerne da questão.
"Precisamos de leitores, mais leitores. Menos escritores."
Mas nenhuma solução é simples em uma investigação, e a coisa toda desanda quando Strike encontra Quine brutalmente (leia-se horrorosamente, pavorosamente, medonhamente) assassinado, e dizer que o crime foi com "requintes de crueldade" chega a ser ridículo perto do estado da criatura. Para piorar ainda mais a situação do Quine, Strike descobre que ele havia finalizado um livro logo antes de desaparecer, o Bombyx mori (nome científico do bicho da seda), onde ele criticava abertamente todos a quem conhecia, além de revelar uns segredos que não deveria.
"Se quiser amizade eterna e camaradagem desprendida, entre para
o exército e aprenda a matar. Se quiser uma vida de alianças
temporárias com colegas que se regozijarão a cada fracasso
seu, escreva romances."
Entre idas e vindas na trama, pistas, ruas sem saída e alguns eventos pessoais se desenrolando tanto para Strike quanto para Robin, vamos avançando na trama construída pela J.K. Diferente do primeiro volume da série, O Bicho da Seda é muito mais visceral e impiedoso no caso, porém com uma história mais solta e morna. Apesar dos picos narrativos de alguns momentos de clímax bem colocados, passeamos demais por casos paralelos e dramas pessoais (que não deixam de ser interessantes).
Strike continua absolutamente carismático, com uma leve progressão na relação (profissional!!!) com Robin, a quem passamos a conhecer um pouquinho mais também. O caso é perturbador, a vítima é (ou foi) irritante a um ponto que não tem como ter alguma empatia por Quine, e o desfecho é uma sacada inteligente.
Infelizmente, a comparação é inevitável, e O Bicho da Seda é o mais fraco entre os três livros da série, lançados até então. Isso não faz dele um livro ruim, e acredito que seja uma avaliação muito particular minha, pois li muitas avaliações positivas e elogios à obra. De qualquer forma, é, sem dúvidas, uma leitura recomendada, especialmente se você é fã de investigações envolvendo algo mais do que um simples "caso a caso", e também é uma ótima forma de ingresso nesse gênero literário.
#2 - O Bicho da Seda
#3 - Vocação para o Mal
Gostaram da resenha, metamorphyos? Já conheciam a série do Cormoran Strike? Se não, boa leitura para vocês!
Beijos e até a próxima!
56 Comentários
Realmente esse livro parece ser bem bacana, mesmo não sendo muito meu estilo de leitura, pela sua resenha me interessou e seria um livro que provavelmente eu leria e curtiria hahaha parabens.
ResponderExcluirwww.noitedeoutono.com
Oi, Jéssica! É bom variar um pouquinho de estilo também, às vezes! Recomendo a série desse livro, são todos muito bons!
ExcluirBeijos!
Eu sou fã da J.K. desde meu primeiro contato com Harry Potter, então estou acompanhando essa série com a mesma paixão e carinho. Me envolvi muito com a trama da Robin e gosto muito da personagem. Estou vivenciando aquela fase de ansiedade pelo lançamento do próximo livro (da mesma forma que vivia em relação a Harry Potter) e até fiz um post sobre o 3º livro no meu blog. É muito amor por essa mulher!
ResponderExcluirhttp://lenabattisti.blogspot.com.br/
Oi, Lenise! A J.K. é muito diva, né? Também sou apaixonada por tudo que essa mulher faz, que talento! Eu também estou acompanhando a série do Strike e tô adorando a Robin, principalmente depois do terceiro livro, que pra mim foi o melhor dos três.
ExcluirBeijinhos e obrigada pelo teu comentário! <3
hey, confesso que nao tinha ouvido falar sobre esse livro, contudo sobre o chamado do cuco sim; eu nao me interesso mt por esse genero e n me interessei pela historia... mas fico feliz que vc tenha apreciado a leitura, msm vc dizendo que ele eh o mais fraco entre os 3
ResponderExcluirperolasdelivros.blogspot.com
Oi, Ludmila. Que pena, mas obrigada pelo seu comentário!
ExcluirBeijos!
Oi Amanda, tudo bem? Faz pouco tempo que descobri esse outro lado da autora, bem interessante saber que ela lançou outros livros usando pseudônimo. Para o sucesso que ela fez com Harry Potter as pessoas sempre esperam mais dos novos lançamentos, é normal até. Ainda não li, mas sempre vejo críticas bem positivas, ainda mais por se tratar de mistério/suspense que é um dos gêneros que mais gosto. Uma pena ele não ter sido tão bom quanto o primeiro, acredito que é devido à expectativa que falei anteriormente. Gostei muito da resenha. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirOi, Érika! Mesmo não sendo tão bom quanto o primeiro ele ainda é um livro que vale a pena de ser lido, ainda mais porque você gosta de livros de suspense! Obrigada!
ExcluirBeijinhos!
Olá! Ainda não li esses livros da J.K. mas tenho interesse. Outro título adicionado à infinita lista de futuras leituras hahaha.
ResponderExcluirUm beijo.
Hahahah pois é, Mayla. Vida de leitora é assim, a listinha só cresce.
ExcluirBeijos!
Que legal, não sabia que ela tinha um pseudônimo para outros livros. Parece ser bem frustante, pois quando se fala no nome dela todo mundo lembra de Harry Potter, sendo que tem muitos outros livros que a mesma escreveu. :/ Parece ser bem interessante!
ResponderExcluirOi, Thamires! Verdade, ao mesmo tempo que deve ser muito bom ser lembrada como a "mãe" de Harry Potter, também pode ser chato quando ela tenta se lançar em outras áreas. Mas não tem jeito, ela sempre vai ser a querida J.K., rs.
ExcluirBeijos!
Se foi a J.K. quem escreveu com certeza vou ler, ainda mais porque gosto muito de narrativas investigativas, dá um gás para as noites de insônia kkk. Desde meu primeiro contato com o universo dos detetives - lá com Sherlok Holmes - sinto grande admiração por livros assim. Sua resenha despertou meu interesse, confesso que ainda não sabia desse livro. Abraços 😊
ResponderExcluirOi, Amilton! Primeiramente, muito obrigada! Compartilho do seu pensamento, se a J.K. escreveu eu leio! Kkkk Tenho certeza que você vai gostar! Boa leitura!
ExcluirBeijos!
oi tudo bem
ResponderExcluirbem so li o primeiro livro da serie HP da autora.
mais sei que este livro não tem nada ver, rsrs
aprece ser um suspense muito bem feito, pois escrita desta autora e muito cativante e faz a gente sempre ficar querendo e mais e mais .
fiquei sabendo este serie era para ter 7 livros não sei se verdade rsrs
e tb que vai virar serie de tv.
espero um dia ter oportunidade ler .
Oi, Amanda! Também não sei se é verdade, mas espero que ela continue a série porque está muito boa, rs. Estou ansiosa pelo lançamento do quarto livro!
ExcluirEspero também que você leia e goste!
Beijos!
Oiee!!
ResponderExcluirAcho que já ouvi falar desse livro, e quando vi que a autora na verdad eé a J.K. Rowling, os olhinhos aqui até brilharam rsrs
Amo HP então realmente, o nome dela aparece e já associamos...
Beijos
Hahahah eu também sou assim, Thai. É muito amor por essa mulher!
ExcluirBeijinhos!
Ainda não li esse livro, mas li O Chamado do Cuco e gostei muito da leitura. Mas que pena que esse não é tão bom quanto...
ResponderExcluirBeijos
Mari
www.pequenosretalhos.com
Oi, Mari! O Chamado do Cuco é melhor, mas essa é uma opinião bem pessoal. Pode ser que você ache O Bicho da Seda superior, acho que só lendo pra saber!
ExcluirBeijos!
Já tinha visto essa série por aí, mas não sabia que era da J. K. Rowling... deu vontade de ler só por ser dela!!! Os 3 foram para kinha lista. Obrigadapela dica! bjs
ResponderExcluirwww.livrosdabeta.blogspot.com.br
Oi! Que bom que gostou da indicação! Muito obrigada e boa leitura!
ExcluirBeijos!
Não conhecia o livro. Acho que mais porque não é o gênero que gosto de ler. Mas gostei de saber um pouco sobre a história de Strike. Parece ser uma leitura boa.
ResponderExcluirOlá! Fico feliz que tenha gostado!
ExcluirBeijos e obrigada pelo comentário!
Li O Chamado do Cuco e amei, adoro livros assim! Estou querendo comprar esse agora.
ResponderExcluirOi, Stéfani! Que bom que você já leu o primeiro livro da série e gostou! Agora não tem como parar, né? E o terceiro é muito melhor!
ExcluirBeijos!
Eu não conhecia essa série de livros, mas adorei a premissa, pois eu gosto bastante de livros de detetives e tal. Mesmo você tendo dito que essa história é um poucos mais "fraca" que a do primeiro livro, eu fiquei curiosa, mas claro que terei de ler o primeiro antes hehe :)
ResponderExcluirOi, Luana! Pois é, apesar de serem casos diferentes recomendo que leia na ordem mesmo por conta da história pessoal do Strike e da Robin, que é ótima. Você vai adorar, tenho certeza!
ExcluirBeijos!
Adoro romance policial. Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas ainda não li. Vai para minha lista com certeza ! Adorei seu post ! Bjs
ResponderExcluirOi! Fico muito feliz que tenha gostado, obrigada! Espero que aproveite a leitura!
ExcluirBeijos!
Não conhecia não, mas depois de ler seu texto bateu aquela curiosidade de saber um pouco mais. Vou pesquisar e ver se encontro por aqui. Beijo !
ResponderExcluirOi, Lana! Que bom que te deixei curiosa, rs. Espero que goste da leitura!
ExcluirBeijos!
Não conhecia esse livro não, mas fiquei bem interessada porque eu gosto de livro de romance. Pela sua resenha ele parece ser ótimo! Os autores sempre se perdem quando se tem uma trilogia.
ResponderExcluirOi, Ingrid. A série de livros toda é muito boa, e esse não deixa de ser um livro indiscutivelmente bom. Não acho que tenha sido o caso da autora ter se perdido não! Ele também tem muita qualidade.
ExcluirBeijos.
Eu li o chamado de cuco, os primeiros livros que me apaixonei foram séries investigativas, pois eu amava filmes desse gênero e eram próximos hahaha mas ainda não li esse o bicho da seda (já quero ler)
ResponderExcluirOi, Karina! Que bom que você já leu O Chamado do Cuco! Espero que continue a série, porque é ótima!
ExcluirBeijos!
Interessante ver a autora lançando coisas diferentes, porém me incomoda o fato dela sempre usar nomes masculinos. Eu entendo que o mercado literário é mais difícil para a mulher, mas utilizar de nomes masculinos só piora a situação.
ResponderExcluirOi, Luisa! Realmente eu nunca analisei por esse ponto de vista. Ela explicou em uma entrevista que Robert Kennedy (irmão do presidente John Kennedy) é seu herói, e o nome é uma homenagem. Existe sim esse ponto do mercado literário ter uma clara preferência por autores homens, mas não creio que tenha sido proposital da J.K.
ExcluirBeijos!
Olá, tudo bem? Apesar de ser inevitável não conhecer essa série, esse lado da J.K. Rowling nunca me chamou muita a atenção. Não curto muito crime policial e apesar de todo o sucesso ainda não me vejo fisgada pela série. Ótima resenha!
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Oi, Carol! Que pena, é um gênero bem legal! Eu também não me sentia atraída, mas depois de conhecer essa série passei a ler mais.
ExcluirBeijos!
Eu acho o título desse livro tão bonito e a capa também, infelizmente, não tive o prazer de ler. sobre ele ser o mais fraco dos outros, não tenho como opinar, pois aí só lendo mesmo.
ResponderExcluirOi, Lilian! Verdade, a edição é lindíssima. Realmente você precisa ler e tirar suas próprias conclusões. Espero que goste!
ExcluirBeijos!
Ainda não comecei a ler esta trilogia, mas pretendo. É a primeira vez que leio sobre este ser o mais fraco, mas pelo enredo que você contou, não .e abalei em relação a isso.
ResponderExcluirBjs Rose
Oi! Pois é, acho que é questão de gosto mesmo. Fico feliz que não tenha se influenciado por isso, é sempre importante ler e tirar suas próprias conclusões!
ExcluirBeijos!
Poxa,
ResponderExcluirtu acreditas que eu nunca li romance investigativo? Somente aqueles pro colégio hahahaha
Não me chamam tanta a atenção. Não conhecia esse livro também. kk Vou ler a resenha dos outros da série para ter uma noção maior.
Obrigada pela resenha, muito boa!!
Beijos, By Morgana PZK
Oi, Morgana! Muito obrigada, querida. Poxa, lê sim, procura saber sobre os outros também porque são ótimas leituras!
ExcluirBeijos!
Olá!
ResponderExcluirEu só li até o momento O Chamado de Cuco, mas morro de vontade de ler as continuações porque adorei a história. Aliás, não tem como não amar nada que essa mulher escreva, não é mesmo?
Beijos.
Oi, Carolina! Verdade, né? Não tem como, tudo que ela faz é maravilhoso! Lê sim, depois conta o que achou!
ExcluirBeijos! <3
Nossa, eu realmente não sabia que existia continuação de Chamado do Cuco. Fiquei muito curiosa pela série toda agora, ainda não li nada da JK fora de HP! Abraço :)
ResponderExcluirRed Behavior
Oi, Maria Eduarda!! Pois é, menina! Já tem dois livros depois do Chamado do Cuco e mais um quarto para ser lançado, e tá ficando cada vez melhor!
ExcluirBeijos!
Olá, parabéns pela resenha. Confesso que não li nada da autora que não seja HP. Mas morro de vontade. Abraços
ResponderExcluirOi! Vale muito a pena conhecer os outros livros dela, você vai se deparar com uma escrita completamente diferente (e igualmente ótima).
ExcluirBeijos!
Oi! Preciso ler esse e o tercerio, já li o Chamado do Cuco e gostei.
ResponderExcluirAdorei sua resenha! J.K> é rainha! bjos
Oi, Thamiris! Esse é muito bom e o terceiro é ainda melhor, leia!
ExcluirBeijos e obrigada!
Oi Amanda! Estou com O Chamado do Cuco na estante esperando ser lido! eheh E acho que, mesmo esse livro não sendo tão pontual como o outro, eu vou gostar. Gosto de várias histórias mornas e, se eu gostei de Morte Súbita, que não tem nenhum ápice, pra bem dizer, acho que vou gostar bastante dessa trilogia!
ResponderExcluirAdorei a resenha, me fez ficar curiosa sobre esse assassinato brutal!
xoxo
Rê
Oi, Rê! Com certeza você vai gostar sim. A comparação é inevitável, por se tratar de uma série de livros, então achei o 1 e o 3 melhores do que esse segundo, mas ele não é, de forma alguma, ruim.
ExcluirEu também fui muito movida pela curiosidade das cenas horrendas, kkk.
Beijos, espero que goste da leitura!
Olá metamorphyo! Se você chegou até aqui, obrigada por ler o post! Comente aqui o que você achou, se gostou ou não, algo que faltou, sugestões, críticas... Vamos conversar a respeito! Afinal, sua opinião é muito importante para nós. Ah sim! Pode comentar e ative a notificação; pois, sempre respondemos os comentário - normalmente aos finais de semana <3!